Descrição
Moradia para remodelar situada em Vale do Peso.
Crato foi fundada pelos Cartagineses, há mais de 2500 anos. Por volta de 60 a. C., estas terras foram conquistadas pelos Romanos, que remodelaram e organizaram o castelo aí existente de acordo com a sua conceção tática, estabelecendo nele uma base militar e um centro político e administrativo. Entre os anos de 706 e 1160, os mouros apoderaram-se deste território. O Crato esteve sob o domínio muçulmano durante 454 anos, até que D. Afonso Henriques o conquistou definitivamente.
Teria como designação inicial Castraleuca ou Castra-Leuca. No decorrer dos séculos, e por alterações sucessivas, passou a ser Ucrate ou Crate e, por fim, Crato. Em 1232 o território foi doado à Ordem dos Hospitalários por D. Sancho II. Mem Gonçalves, na altura Prior da Ordem, deu o primeiro foral à vila nesse mesmo ano. Esta recebeu um novo foral em 1512, outorgado por D. Manuel I.
Ao nível do património monumental e arquitetónico, é de referir o Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, cuja primeira referência documental data do ano 1351, sendo a data de fundação o ano de 1356. É um imponente monumento mandado erguer por D. Álvaro Gonçalves Pereira, constituído por fortaleza, paço fortificado, templo e mosteiro, que albergou a Ordem do Hospital, e, posteriormente, a Ordem de Malta. A Igreja de Flor da Rosa data do século XIV e é um monumento em estilo gótico. Desde 1995 este mosteiro, remodelado, funciona como uma atraente pousada.
A Igreja Matriz do Crato ou de Nossa Senhora da Conceição data do século XIII, embora com sucessivos acréscimos, subsistindo da época a estrutura imponente da torre sineira. Quanto ao estilo, denotam-se alguns traços góticos. Possui três naves e cinco tramos, separados por quatro pares de arcos ogivais e um arco de volta perfeita.
Excelente oportunidade de negócio.